Confira um resumo de tudo o que aconteceu no Fórum Inovação Saúde 2017, em termos de conteúdo e informação.

13
Set
2017

Os principais destaques do Fórum Inovação Saúde #FIS17

Por: Marketing CBEXs

Estamos cercados por novas tecnologias, que são criadas e renovadas a todo o tempo. E no setor de saúde não é diferente. Com seu crescimento exponencial, as inovações nesse contexto têm adquirido cada vez mais espaço, confiança, reconhecimento e consequentemente, novos adeptos.

Sendo assim, o Fórum Inovação Saúde 2017, evento realizado pelo Chapter Rio de Janeiro do CBEXs no último dia 04 no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro, representou uma grande tendência global para a saúde. Gestores, inovadores, entusiastas e organizações do mercado de saúde tiveram a oportunidade de presenciar renomados especialistas para debater ideias e experiências de alto impacto para o sistema nacional de saúde.

Francisco Balestrin, Presidente do Conselho de Administração e Fellow CBEXs, e o também Fellow Josier Vilar, Presidente -IBKI e Sócio-Diretor-Pronep, foram os responsáveis por dar as boas-vindas aos presentes na cerimônia de abertura do evento.

Na sequência, Lucia Cavalcante, Diretora de Conformidade e Gestão de Riscos da Eletrobrás foi a palestrante convidada para iniciar o bate-papo sobre o tema “Conversando com Transparência”, no que diz respeito ao Programa de Compliance como ferramenta para a construção de uma relação de confiança e sustentabilidade, que teve Solange Beatriz Palheiros Mendes como moderadora.

Após uma breve pausa para o coffee break, aconteceu a segunda conversa sobre inovação moderada por Francisco Balestrin. Ela foi iniciada com a apresentação de Ricardo Piquet, Diretor Presidente do Museu do Amanhã em uma interessante fala sobre um novo conceito de Governança e Gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, responsável pela viabilização de um novo tipo de museu. Geraldo Xexéo, Professor da UFRJ fez a segunda apresentação deste bloco com o tema “Ciência de Dados Aplicada à Saúde”, dando ênfase na extração de informações através de dados para a tomada de decisões que beneficiem o bem-estar e as organizações de saúde.

E uma das mais apresentações mais aguardadas, o “Case Google: Modelo Disruptivo de Comunicação e informação na Saúde”, fechou com chave de ouro essa rica conversa com a presença de Alessandro Germando, Business Development Principal no Google em uma discussão sobre a rede do conhecimento como uma extensa rede de coisas e relações, trazendo respostas mais relevantes ao usuário.

O último Health Innovative Talk Show da parte da manhã sobre pesquisa, cuidados assistenciais e empreendedorismo social reuniu grandes nomes em um bate-papo moderado por Ary Ribeiro. A primeira apresentação  foi de Leticia Goldberg, Diretora de Projetos Affordability da Optum Internacional com o case “A Experiência Optum: Gestão Inteligente de Cuidados”, fomentando a eficiência por meio da inteligência.

Carlos Barrios, Diretor do Instituto de Câncer do Hospital Mãe de Deus deu sequência trazendo sua experiência para a apresentação do case da instituição em questão sobre a Gestão Inovadora em Oncologia. Em seguida, Laurenice Pires, Gerente da Área de Saúde da Instituto Desiderata falou sobre o tema “Inovando na Integração da Rede para Diagnóstico Tratamento de Câncer Infantil”, com o objetivo de garantir que crianças e adolescentes com suspeita de câncer cheguem precocemente aos centros de diagnóstico e tratamento.

A Associação Saúde Ilha foi representada pela diretora Fátima Brandão com o tema “Inovação em Empreendedorismo Social” com ênfase na humanização hospitalar e pesquisa relacionada às crianças portadoras de fissura labiopalatina. Logo depois, Daniel Mattos, sócio fundador da Smile Flame abordou sobre “Empreendedorismo Social: como a Smile Flame tem gerado lucro e impacto positivo para a sociedade”. E para finalizar o bloco, Robert Blinder, Diretor Presidente da Antera discorreu sobre “Magnamed: Uma Experiência Brasileira na Indústria de Equipamentos de Alta Performance”, caracterizada por tecnologia de ponta e usabilidade baseada na realidade dos hospitais brasileiros.

Após a pausa para o almoço, foi iniciado o bate-papo Health Innovative Talk Show: Educação, Governança e Gestão, com a presença do moderador Leandro Reis Tavares. A primeira apresentação foi de Lia Márcia Cruz de Silveira, Coordenadora do Projeto – Ação Perceptoria em Foco para falar sobre “Práticas educacionais e valores transformadores na formação de profissionais de saúde”.

Na sequência, Cristiano Glória, Diretor de Comunicação do IBKL, trouxe o “Modelo de Capacitação Profissional na Saúde“ no sentido de buscar soluções para desenvolvimento, implantação e suporte. Para apresentar o case do Hospital Unimed Recife: Um Desafio Inovador de Gestão, Fernando Cruz, Diretor da instituição.

Outro grande case muito esperado durante o evento foi o da IBM sobre “A Governança Cognitiva: A Contribuição da IBM para o Futuro da Saúde”, com Miguel Netto, Chief Health Officer da instituição no Brasil, cuja plataforma Watson Health é a responsável por analisar todo o histórico médico e indicar possíveis tratamentos para um paciente com câncer.

O fechamento deste bloco contou com a apresentação de Ronald Munk, Diretor Presidente da RioSaúde sobre “A experiência RioSaúde: Investindo na Gestão Eficaz de um Centro Cirúrgico” por meio da implementação de um sistema de aeroportos para isso.

O quarto e último bloco de debates “Health Innovative Talk Show: Financiamento, Investimentos e Tecnologias Disruptivas”, moderado por Josier Villar, teve início com a apresentação de João Paulo Pieroni, Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços sobre “Inovações Disruptivas na Saúde: o papel da BNDES no fomento de casos transformadores”. Dando sequência às apresentações, Bruno Blatt, Presidente da D´Or Consultoria falou sobre Investimento em Saúde e Fernando Domingues, Diretor Presidente da Connect Care apresentou o case “Connect Care: Investindo em Informação e gestão do acesso à saúde”.

Entre um dos mais aguardados do evento, Eudemberg Silva, Diretor Comercial Brasil da GE Health apresentou o case “A experiência do Centro de Pesquisa e Inovação Global da GE Health”, por meio da menção às soluções em big data e armazenamento de dados na nuvem para cuidar de pessoas e tornar os hospitais mais eficientes, inteligentes e conectados para a geração de melhor experiência aos profissionais e pacientes.

E para finalizar este último bloco, Claudio Terra, Diretor de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein discorreu sobre “A experiência do Hospital Albert Einstein com tecnologia disruptiva” como uma nova abordagem do processo de inovação que considera que a capacidade de inovação não está limitada aos recursos internos da organização para o desenvolvimento e exploração comercial de novas tecnologias, produtos e serviços.

O encerramento do evento se deu com a cerimônia de entrega do Prêmio Edson Godoy Bueno de Inovação Saúde 2017 concedido à Paulo Magnus, Presidente da MV, em homenagem à sua contribuição com a inovação no sistema de saúde brasileiro. Criado pelo CBEXs o prêmio visa reconhecer as personalidades que possuem importante atuação no segmento de saúde para a evolução e o crescimento do setor através do empreendedorismo, ousadia, ética e inovação.

Quer assistir ao vídeo dos melhores momentos do Fórum Inovação Saúde 2017? Acompanhe o canal do YouTube do CBEXs, que em breve o conteúdo estará no ar.