28
Jan
2020

Os desafios do Supply Chain para esta década

Por: Marketing CBEXs

Estamos iniciando uma nova década, e certamente o caminho para Supply Chain nos próximos anos continuará sendo desafiador com as dificuldades que enfrentamos de infraestrutura, investimentos e qualificação. Por outro lado mostra-se muito promissor e repleto de oportunidades com as novas tecnologias e ferramentas.

O processo de Supply Chain precisa evoluir continuamente alinhado as novas exigências e tecnologias do mercado, bem como atuar de maneira integrada otimizando eficiência e eficácia.
É fundamental que o Supply Chain atue sempre com foco no cliente e que seja capaz de otimizar os recursos, minimizar os custos e reduzir drasticamente os desperdícios.

Para que possamos alcançar um nível de excelência é essencial que as empresas e os profissionais tenham a habilidade de enxergar o Supply Chain como um processo de integração de diversos departamentos da empresa e suas atividades, com o objetivo comum de implementar um modelo capaz de elevar o patamar dos resultados e evoluir em conjunto com o mercado, suas necessidades e oportunidades.

O sucesso dessa jornada dependerá, diretamente, da capacitação e engajamento de todos os profissionais envolvidos, bem como de um processo robusto e detalhado sobre as verdadeiras prioridades de cada empresa em seu Supply Chain. Desta forma será possível construir um processo único e otimizado que atenda as exigências e expectativas da organização e seus stakeholders, com o custo dentro do limite desejado e com um desenho perene e integrado.

O alicerce deste modelo tem o sucesso atrelado ao tripé pessoas, processos e ferramentas. Onde a habilidade dos profissionais se adaptarem as novas demandas é essencial através do aprimoramento e alinhamento das competências técnicas e as comportamentais, afinal em uma década onde a transformação das profissões certamente irá acelerar precisamos estar preparados para mudar o patamar das nossa entregas e soluções.

Mesmo considerando que novas tecnologias como IOT, Machine Learning e Block Chain certamente impactarão nossos dias dentro de Supply Chain, é importante ressaltar que não existe “one size fits all”, ou seja, o processo de Supply Chain seguirá dependendo de uma atuação criteriosa e precisa dos profissionais, que deverão estar muito bem preparados para a nova realidade, para que tenhamos os resultados esperados.

Artigo escrito por Cláudio Ferreira – Coordenador Acadêmico do Programa de Certificação em Healthcare Supply Chain do CBEXs