Confira os principais destaques da edição de outubro do Conexão CBEXs

1
Nov
2018

O Conexão CBEXs de outubro abordou o tema “Construindo instituições e organizações na saúde”

Por: Marketing CBEXs

 

No dia 24 de outubro convidados, Fellows e associados do CBEXs se reuniram na sede do Colégio para mais uma edição do Conexão CBEXs, que desta vez abordou o tema “Criando e recriando instituições de saúde – empreendedorismo nos setores público e privado”, com foco nos principais desafios enfrentados pelos executivos de saúde.

No primeiro painel com o tema “Criando e recriando instituições de saúde – empreendedorismo nos setores público e privado”, o Professor Giovanni Cerri, Presidente do Conselho e Diretor do Inrad – HC FM USP abriu o encontro com uma apresentação sobre a construção de instituições públicas, já que foi onde atuou a maior parte de sua vida.

Ele trouxe alguns dos fatores que devem servir como modelo e que são essenciais para criar e recriar instituições, como:

  • Reformulação da gestão – uma equipe multidisciplinar envolvida
  • Reformulação no atendimento com foco total no paciente
  • Transparência nos resultados e no desempenho
  • Buscas alternativas de sustentabilidade sem depender somente do orçamento público

Segundo ele, o principal é estimular a inovação e transformá-la em um negócio. “Sem dúvida o desafio nas instituições públicas é muito maior do que na instituições privadas, mas existem caminhos e um dos caminhos é aumentar as parcerias público privadas”, finalizou ele.

Já Carlos Bressiani, CFO da  Beneficência Portuguesa de São Paulo e um dos líderes da reestruturação da instituição e  trouxe o case de transformação da própria organização em que atua, com foco nos desafios da transformação e do novo posicionamento da marca.

Ele contou como foi transformar a BP nos últimos 5 anos e o que pretendem fazer daqui para frente em uma execução baseada em estratégia, operações e pessoas dentro desse processo.  No planejamento com visão de longo prazo, ele destacou as três diretrizes estratégicas:

  • Construção de polos de saúde
  • Diferenciação experiência do cliente
  • Fortalecimento e reputação da instituição

E o resultado foi uma nova marca com segmentação para cada público com cada segmento de atendimento aos clientes, oferecendo para cada tipo de cliente o serviço adequado.

Ele reforça que a reestruturação só é possível por de uma estratégia, com operações funcionando e as pessoas adequadas naquele momento para que a estratégia possa acontecer. E tudo isso alinhado aos movimentos de mercado.

O segundo painel reuniu Teresa Gutierrez, Sócia do Machado Nunes Advogados; Enrico de Vettori, Líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte e Fernando Cembranelli, CEO da Health Innova HUB em um rico debate sobre “Os desafios de estruturar e reestruturar na saúde: questões do sistema, organizacionais e legais”.

Os convidados falaram sobre a sua visão sobre o tema, os desafios e como os executivos da saúde podem melhor atuar, com foco em questões do sistema de saúde que afetam como os executivos precisam atuar, questões das próprias organizações legais e regulatórias, que são barreiras para a atuação dos executivos da saúde.

Para acessar ao conteúdo na íntegra, confira no canal do CBEXs no YouTube:

Painel 1 – https://www.youtube.com/watch?v=I8O_q8oYvcA&feature=youtu.be

Painel 2- https://www.youtube.com/watch?v=BRA-ltfUJ6o&feature=youtu.be

O que você achou do tema o conteúdo abordado na edição de agosto do Conexão CBEXs? Gostaríamos de saber a sua opinião 😊