Confira os principais destaques da edição de fevereiro do Conexão CBEXs

15
Fev
2019

O Conexão CBEXs de fevereiro abordou o tema “O novo papel dos profissionais e instituições de saúde: transformação digital para médicos e hospitais”

Por: Marketing CBEXs

Aconteceu na última quinta-feira, dia 07 de fevereiro na sede da Anahp a 1ª edição do ano do Conexão CBEXs, que reuniu Fellows e associados para uma rica discussão sobre o tema “O novo papel dos profissionais e instituições de saúde: transformação digital para médicos e hospitais”.

Painel 1

José Luiz G. do Amaral, Presidente da Associação Paulista de Medicina e Klaiton Simão, Consultor especializado em tecnologia de informação em saúde, foram os palestrantes do painel 1 e puderam discorrer sobre suas diferentes visões do tema “Engajando profissionais e pacientes na transformação digital.”

Dr. José Luiz falou sobre como envolver os médicos nas questões da Transformação Digital e segundo ele, isso é fundamental para que este profissional possa ter o domínio necessário para uma maior personalização do atendimento.

“É possível restaurar a saúde com base na tecnologia.”, disse José. Ele reforçou a ideia de que as novas tecnologias facilitam as relações entre médico e paciente e o tudo que está sendo trabalhado nesse sentido deve atender aos interesses dele e melhorar ainda mais a sua experiência de cuidado.

Já Klaiton, falou sobre os desafios das instituições em relação ao tema “Transformação Digital” e como elas engajam e se relacionam com profissionais e pacientes. Para isso, ele usou uma abordagem mais ampla sobre o tema, caracterizando-o como coisas que vieram para ficar e vão transformar a maneira de pensar e de viver.

Segundo ele, “Transformação Digital não é algo que começou nas organizações, mas sim como um movimento da sociedade. É a capacidade de cruzar e processar informações com abrangência e velocidade”.

Em relação ao engajamento de profissionais de saúde e de pacientes na Transformação Digital, ele citou alguns alicerces importantes para isso:

  • Falta transformar os recursos tecnológicos disponíveis hoje em produto, pois ainda há uma grande limitação em relação às ferramentas e aplicações;
  • É necessária uma mudança de mindset dos profissionais da instituição para se pensar no novo e diferentes tecnologias;
  • É preciso usar a tecnologia para pensar em maneiras de engajar o paciente para que ele queira cuidar da saúde.

No encerramento do painel, foi realizado um debate em que se destacaram os temas: infraestrutura para aplicar as novas tecnologias nas instituições; como as instituições estão evoluindo com a Transformação Digital e os caminhos para que ela ocorra.

Painel 2

O encontro foi finalizado com o painel 2, debate sobre o tema “Transformação digital no relacionamento entre os stakeholders”, que reuniu Alceu Alves da Silva, Vice-Presidente da MV ; Mauricio Barbosa, Fundador da Bionexo e Carlos Eduardo Soares dos Santos, Gerente-Executivo da FUNCESP.

Os três executivos, representantes de nexos de relacionamento entre os stakeholders da saúde debateram sobre temas, como: cabe a quem liderar a transformação digital da saúde?; Transformação digital pode melhorar o relacionamento dos stakeholders ?. E ao final, deram um sábio conselho para os executivos da saúde lidarem com a Transformação Digital.

Entre as ricas e interessantes falas do debate, separamos algumas muito interessantes:

“Nós não temos lideranças para sustentar o novo. Nós somos muito resistentes e a transformação precisa começar pelas lideranças. Não há como fazer isso sem que as lideranças acreditem que este é um caminho importante.” –  Alceu Alves da Silva.

“Se você se pautar em tentar sair do lugar-comum e sempre fizer isso de maneira simples, você consegue fazer as coisas com mais efetividade e de maneira mais rápida. “ Carlos Eduardo

A conclusão é que o líder tem um papel mais do que estratégico na Transformação Digital e o objetivo sempre será um só: elevar a experiência do cuidado ao paciente.

Para acessar ao conteúdo completo da edição de fevereiro do Conexão CBEXs, confira os vídeos em nosso canal do YouTube:

Painel 1 

Painel 2 

O que achou do tema desta edição do Conexão? Deixe abaixo os seus comentários