5
Fev
2020

Novas Lideranças da Saúde são apresentados pelo CBEXs

Por: CBEXs

Projeto CBEXs Futuro inicia sua segunda edição

O Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs) lançou nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a segunda edição do programa CBEXs Futuro, projeto que visa capacitar líderes da saúde para transformar o setor e que reúne, anualmente, 39 profissionais com até 39 anos de idade para uma formação intensamente qualificada. A cerimônia foi realizada na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Mentorados CBEXs Futuro 2020

“Esses jovens executivos estarão conosco durante dez meses e esperamos que se tornem exatamente aquilo que o nosso país precisa: um núcleo de pessoas pensantes para o setor de saúde”, pontuou o presidente do CBEXs, Francisco Balestrin, reforçando que o Brasil precisa alinhar sua visão sobre a saúde para conseguir construir um segmento melhor e mais harmonioso. 

Assim como na edição passada, ao longo do ano serão realizados 20 encontros presenciais com palestras e aulas para desenvolvimento das principais competências de um gestor e líder da saúde. Serão trabalhados cinco domínios principais: liderança, comunicação e gestão de relacionamentos, responsabilidade social e profissional, sistema de saúde e negócios. Esses encontros, sempre apresentados por um grande nome do setor, abordam desde inovação até negociação e ética, questões inerentes à atuação de um líder.

Dando boas-vindas aos 39 novos participantes, Balestrin citou Monge Beda como uma de suas frases de cabeceira. “Monge do período medieval da Inglaterra dizia que há três formas de termos sucesso: fazer o que se diz, ensinar o que se sabe e perguntar o que não sabe. Esse foi o mote da turma de 2019 do CBEXs Futuro e espero que possa ser, também, o mote da turma de 2020”, disse.

Comandando a apresentação, Larissa Eloi, Diretora Executiva do CBEXs, reforçou o contexto do programa. “O CBEXs Futuro tem a missão de transformar os alunos em seres humanos ainda melhores e dispostos a transformar o setor.”, declarou.

Após uma primeira edição de sucesso em 2019, o CBEXs Futuro ganhou visibilidade no setor de saúde sendo muito requisitado. O rígido processo seletivo contou com 200 inscritos para preencher as 39 vagas. 

Diversidade sem fronteiras – A diversidade é um dos pilares do CBEXs Futuro que, com 53% de mulheres em sua turma 2020, abraça profissionais de todas as pontas da cadeia.

Reforçando a abrangência da ação, Eduardo Santana, coordenador do programa, afirmou que este é o primeiro programa de formação de lideranças neste formato no mundo e que esta edição conta com alunos de praticamente todas as regiões brasileiras. “Não há fronteiras para o CBEXs Futuro. A turma de 2020 tem, inclusive, uma participante de Angola que atua com telemedicina e estará conosco durante os encontros”, declarou.

Outro ponto que merece destaque, na opinião do coordenador, é que entre os 39 jovens líderes estão representantes de todas as frentes da saúde nacional. “Conseguimos incluir toda a cadeia produtiva, visto que temos profissionais atuantes em empresas de home care, em hospitais de transição, clínicas e operadoras, temos também membros de associações e jornalistas. E isso torna a troca ainda mais interessante”, pontuou.

CBEXs Futuro – Iniciado em 2019, o projeto CBEXs Futuro nasceu para unir duas gerações de líderes, promovendo um futuro mais saudável para a saúde brasileira ao formar excelentes novos gestores. “Há três anos eu, como jovem empreendedor, tinha desafios diários de tomadas de decisão e percebi que essas dores eram compartilhadas com outros tantos profissionais. Convivendo com grandes líderes da saúde, eu era privilegiado por poder receber uma mentoria gratuita em troca de um café. Foi assim que surgiu a ideia de conectarmos essas grandes lideranças aos jovens executivos”, esclareceu Eduardo Santana.

Representando a turma de 2019, Priscilla Franklim Martins, diretora-executiva da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), afirmou que todos os participantes devem sentir orgulho por integrar um projeto do porte do CBEXs Futuro. “Entre as palavras que expressam a experiência de fazer parte do CBEXs Futuro estão aprendizado, oportunidade, relacionamento, orgulho e privilégio por ter a chance de aprender com líderes do presente e fortalecer laços com líderes do futuro”, disse.

Diretor titular do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaude) da Fiesp, Ruy Baumer, um dos mentores escolhidos a dedo para compartilhar sua experiência com os participantes, reforçou a posição de Priscilla de que integrar o CBEXs Futuro é um privilégio. “São raros os profissionais que têm acesso a essa qualidade de informação, com mentores dividindo suas histórias e compartilhando seus erros e seus acertos”, declarou. Para o executivo, os professores também aprendem muito ao longo do ano, preparando suas apresentações e durante as discussões promovidas em aula. 

Citando a perspectiva de crescimento econômico do país, Baumer enfatizou que o momento pede novos profissionais competentes para gerir as demandas de saúde dos brasileiros. “O desenvolvimento reflete em mais investimentos na nossa área e em mais oportunidades neste mercado. Porém expõe a pobreza e o déficit de capital humano com informação, cultura e capacidade de trabalhar. Isso aumenta a vantagem e o privilégio dos participantes do CBEXs Futuro”, finalizou.

Turma 2020 – Confira os nomes dos 39 líderes do Futuro da Saúde que participarão da segunda turma do CBEXs Futuro: Alyne Di Cianni Ribeiro, Amanda Bassan Alves, Caio Hissnauer, Camila Fernandes Garcia Lopes, Camila Pereira, Camila Prada Borges, Caroline Martins de Castro Bejar, Débora Ribeiro Ramadan, Dioney Alves Mascarenhas, Fábio Lara Aspis, Fernando Todt Carbonieri, Gracy Kelly Magalhaes Eloi, Gustavo Fernandes Pereira, Igor Austin, Jessica Piro Barragam Cordeiro, John Brandt, Juan Oliveira Araújo, Leonardo De Gasperi, Liv Soban, Lucas Frederico Albrecht de Almeida, Luciana Rodrigues, Lucimar Fernandes dos Santos, Marco Saavedra Bravo, Maria Augusta de Souza, Maria Luiza Sevieri, Maurício Pedro, Naiara Almeida, Natalia Cuminale, Nathalia de Oliveira Nunes, Patricia Sa, Patrick Catricala, Priscila Cruzatti, Rafael Younis Marques, Rejane Dias, Renata Anastacio Barbosa, Roberto Chimionato, Rodrigo Aranda, Tiago Lucero e Yussif Neto.