PROFESSORES TITULARES

José Henrique Germann

Médico formado pela USP, com residência em Administração Hospitalar e Saúde, mestrado em Administração Hospitalar e Saúde e doutorado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Alianças Estratégicas em Saúde – Grupo de Compras, 2000). Possui MBA pelo Insead (Business School for the World, 2005). Atuou como diretor-superintendente do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão do Hospital Albert Einstein, acumulando o cargo de diretor-superintendente do Hospital Albert Einstein. Exerceu o cargo de diretor adjunto do Hospital Sírio Libanês e de supervisor do Programa de Residência Médica com Ênfase em Administração Hospitalar da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Em janeiro de 2019, assumiu a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e, à frente do cargo, implantou em todo o estado programas com o Corujão da Saúde, além de inovações digitais e de tecnologias, como o aplicativo Hora Marcada e o Programa de Teleconsultoria a Distância, o Multisaúde.

Marisa Riscalla Madi

Médica formada pela Escola Paulista de Medicina (1994), com especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (1997). Tem mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é diretora do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde – Proahsa e do Centro de Atenção ao Colaborador – Ceac do HCFMUSP.

Evandro Tinoco Mesquita

Médico cardiologista com doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é diretor clínico do Hospital Pró-Cardíaco e professor da Universidade Federal Fluminense. Publicou 74 artigos em periódicos especializados e 28 trabalhos em anais de eventos. Possui 24 capítulos de livros, 3 livros publicados e 394 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no exterior e 89 no Brasil. Orientou 24 dissertações de mestrado, além de 9 trabalhos de iniciação científica e 2 trabalhos de conclusão de curso na área de Medicina. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia. Em suas atividades profissionais, interagiu com 256 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

Ary Costa Ribeiro

Médico formado pela Universidade Gama Filho (1979), com especialização em Cardiologia – Socialstyrelsen pelo Instituto Karolinska (1993) – e em Fisiologia Clínica Socialstyrelsen também pelo Instituto Karolinska (1989). Tem doutorado em Ciências Médicas pelo Instituto Karolinska (1999). É CEO do Sabará Hospital Infantil e vice-presidente da Associação Nacional dos Hospitais Privados – Anahp. Foi diretor médico na Clínica São Vicente e no Hospital Pró-Cardíaco, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Foi gestor da Unidade Perdizes Higienópolis da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Foi superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial do Hospital do Coração – HCor.

Roberto Vieira Botelho

Roberto Botelho, MD, PhD, é diretor do Instituto do Coração do Triângulo e também de suas Divisões de Cardiologia Intervencionista e Pesquisa Clínica; presidente da International Telemedical Systems – ITMS; e presidente do Uberlândia Medical Center – UMC. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Concluiu residência e bolsa de estudos no Instituto Dante Pazzanese do Coração, em São Paulo, e doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Também concluiu uma bolsa de estudos em Cardiologia Intervencionista no Instituto Dante Pazzanese do Coração. Foi certificado pela Harvard University School of Medicine em 2008. É membro do Conselho de Revisão do International Journal of Cardiology e também do Journal of the Brazilian Society of Interventional Cardiology. É coautor de mais de 50 artigos e resumos de periódicos revisados ​​por pares e de 15 capítulos de livros. Também é o investigador principal de mais de 30 estudos clínicos multicêntricos e de dispositivos em andamento no laboratório de pesquisa. Seus interesses principais são medicina digital, telemedicina, inteligência artificial e evidências do mundo real.

Bento Alves da Costa Filho

Doutor em Administração pela FEA-USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Estratégia Empresarial, Competitividade Empresarial e Regional, Consumo Ambientalmente Consciente, Marketing de Experiência – O Consumidor na Economia dos Serviços e Marketing Socialmente Responsável.

Roberto Flores Falcão

Doutor (2018) e mestre (2014) em Administração de Empresas pelo PPGA da FEA/USP, com ênfase em Marketing. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (2008), pós-graduado em Direito do Trabalho (2009) e especialista em Direito Civil e Direito do Consumidor (2010) pela EPD. Tem longa experiência em Administração de Negócios, com destaque para a atuação no varejo e ênfase em Marketing, Marketing de Serviços e Planejamento Estratégico. É professor em cursos de graduação (Administração, Relações Internacionais e Comunicação Social) da Fecap, do MBA Marketing da FIA e do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário ALFA (GO). É professor convidado do curso Strategy and Marketing for Emerging Countries, ministrando aulas em inglês para alunos estrangeiros. Atua como palestrante e consultor nas áreas de Estratégia, Marketing e Gestão de Serviços, especialmente para empresas de menor porte. Foi coordenador do curso de Administração e de Ciências Contábeis da faculdade Fadisp, elaborando o PPC dos cursos e acompanhando visitas in loco (Inep) de recredenciamento dos cursos. Possui diversos artigos sobre empreendedorismo e administração de pequenos negócios. Também atuou em diversos projetos relacionados à educação a distância no Senac, na FIA, na International Business School of São Paulo e no Grupo PlanoB.

Luiz Calado

Doutor em Finanças pela Universität Bonn, Alemanha. Pós-doutor em Economia e Direito pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sustentabilidade como Determinante do Valor da Empresa; Finanças; Economia e o Ambiente das Empresas; Mercado de Capitais como Alavanca ao Desempenho das Empresas; e Empreendedorismo em Pequenas e Médias Empresas.

Ricardo Minotto

Advogado (PUCRS-2017), contador (FCCA São Judas Tadeu-1985) e especialista em Finanças (PUCRS-1987) e em Auditoria da Qualidade (PUCRS-1996). Mestre em Administração e Negócios (PUCRS-2001) e doutor em Comunicação Social (PUCRS-2005). Como atividade acadêmica, é professor adjunto da PUCRS. Exerceu a Direção-geral do IAHCS-FaSaúde, Vice-presidência do Sindihospa, Direção Financeira do HSL-PUCRS, Direção Financeira e de Planejamento da ISCMPA, entre outras funções e cargos, e a Direção Executiva do HDP-RSDP. Tem experiência nas áreas Empresarial e Societária, Estratégia, Governança Corporativa, Administração Geral, Sistemas de Gestão pela Qualidade, Controladoria e Finanças, Tecnologia da Informação, entre outras.

Erickson Blun

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná em 1990, mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná. É assessor, nas áreas Tática e Estratégica, do grupo Ímpar Serviços Hospitalares e de outras empresas do grupo econômico do Sr. Edson de Godoy Bueno. É superintendente dos Hospitais Brasília e Maternidade Brasília e professor titular da Uniplac, Faculdade de Medicina do Planalto Central. Possui MBA pela Coppead/UFRJ. Fez especialização em Liderança de Alto Impacto pela Columbia University/NY, pelo Programa de Gestão Avançada na Insead PGA/Institut Europeen D’Administration Des Affaires/França e Estratégia para o Mercado de Saúde em Harvard/EUA. É idealizador e fundador da Associação Nacional dos Hospitais Privados – Anahp, tendo exercido as funções de vice-presidente e tesoureiro na entidade. Foi eleito melhor administrador hospitalar do Brasil em 2007, pelo Top Hospitalar. Foi conselheiro dos Hospitais 9 de Julho e Santa Paula de 2009 a 2013. É conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Tem diversos artigos e trabalhos científicos publicados e orientações de teses de mestrado na área de Cirurgia e de especialização nas áreas de Gestão e Liderança. É Embaixador da Cultura, da Paz e da Justiça; Comendador da Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek; e Cidadão Honorário de Brasília. Atualmente é diretor-presidente do hub Campinas (pertencente ao Hospital Care e composto pelas instituições Hospital Vera Cruz; Casa de Saúde Campinas/Vera Cruz; Medicina Diagnóstica Vera Cruz/ RMC/CRC; Unidades Avançadas Vera Cruz) e consultor sênior do Hospital de Amor Nossa Senhora de Barretos (Ex-Hospital de Câncer de Barretos).

Thiago Constâncio

Médico pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Ciências, Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFF. Possui especialização em Gestão de Organizações de Ciência & Tecnologia em Saúde pela Fiocruz; residência médica em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde pelo ISC/HUAP/UFF. Tem experiência internacional no Programa de Healthcare Management da Universidade de Tubingen (Alemanha) e em Clinical Economics na Universidade de Ulm (Alemanha), bem como liderando missões e programas de cooperação técnico-científica para a Alemanha, Irlanda e Portugal. Atua na área de Estratégia do Instituto Fernandes Figueiras da Fiocruz (IFF/Fiocruz) nos temas: Ensino a Distância, Transformação Digital e Saúde Digital. Diretor do Medportal – Educação Corporativa em Saúde. Tem atuação científica no campo da Saúde Coletiva, em especial nos temas: Transformação Digital; Educação a Distância em Saúde; Estratégias de Inovação em Saúde; Avaliação de Políticas Públicas em Saúde; Capacidades Dinâmicas em Organizações de Saúde; e Cooperação Internacional em Saúde.

Francisco Roberto Balestrin de Andrade

Presidente do Conselho de Administração do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde – CBEXs. Presidente do Sindicato de Hospitais de São Paulo – Sindhosp. Graduado em Medicina, tem Residência médica em Administração em Saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Proahsa, da FGV – Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Possui MBA em Gestão de Planos de Saúde e título de especialista em Administração em Saúde pela Associação Médica Brasileira – AMB. É vice-presidente executivo e diretor médico corporativo do Grupo Vita e membro do Comitê Executivo de Gestão da International Hospital Federation – IHF (Associação Mundial de Hospitais). Foi presidente da IHF e presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp. É membro do Conselho de Administração do Instituto Coalizão Saúde – Icos; diretor adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia – ComSaude, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp; e conselheiro certificado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Christiano Quinan – COORDENADOR ADJUNTO

Mestre em Administração, com ênfase em Saúde, Business and Management for Internacional Professional pela University of California Irvine – UCI. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É pós-graduado em Direito Público e graduado em Direito. Professor das disciplinas Governança Corporativa e Sucessão em Empresas Familiares e Organização dos Sistemas de Saúde, na Faculdade Sul-Americana – Fasam. É professor de Planejamento Estratégico em Saúde; Inovação; e Jornada e Experiência do Paciente, no MBA de Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi professor das disciplinas Maturidade Estratégica em Saúde; Gestão de Projetos; Governança Corporativa; e Ética e Bioética no MBA de Gestão em Saúde na FGV. É certificado Disney’s Approach to Building a Culture of Healthcare Excellence e Disney’s Approach to Creativity & Innovation pelo Disney Institute. Fellow do American College of Healthcare Executives (ACHE) e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs). É sócio-fundador e CEO do Grupo The1, grupo empresarial inovador que atua na indústria da saúde em diversos segmentos no Brasil e nos EUA. Ocupa ainda a Presidência do Chapter Goiás do CBEXs e a Diretoria do Eixo de Desenvolvimento Econômico do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico – Codese de Goiânia. Tem passagem pelo Laboratório Farmacêutico Oficial do Estado de Goiás – Iquego como Controller e gerente de projeto de Transferência de Tecnologia da empresa HMD Biomedical Inc., com sede em Twain. Foi o principal executivo da Amil, maior operadora de saúde do Brasil, que faz parte do UnitedHealth Group.

Wilson Almeida – COORDENADOR

Pós-doutor em Relações Internacionais pela Georgetown University, Washington, DC (2009 e 2018). First Honorary Fellow e pós-doutor em Relações Internacionais pela University of Wisconsin-Madison, EUA (2009) e Visiting Scholar na National Taiwan University (2014 e 2016). É doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Graduado e pós-graduado (MBA) em Administração pela Universidade de Pernambuco. Publicou 22 livros e algumas dezenas de artigos no Brasil, nos Estados Unidos e em Taiwan. Foi presidente da Fundação para Desenvolvimento de Tecnópolis-Funtec (Goiânia), além de pró-reitor, diretor, coordenador e professor em várias universidades. Atualmente é Advisor of Chihlee University of Technology, Taiwan, coordenador do Mestrado em Administração da UNIALFA e coordenador de Relações Institucionais da Apex-Brasil.