Edição de março do Conexão CBEXs aborda o tema da Governança nas organizações de saúde

15
Mar
2018

Edição de março do Conexão CBEXs aborda o tema da Governança nas organizações de saúde

Por: Marketing CBEXs

No último dia 27 de fevereiro, Fellows e associados do CBEXs se reuniram na Anahp | Associação Nacional de Hospitais Privados para a primeira edição do ano do Conexão CBEXs, com o tema “Governança em Organizações de saúde: o papel do executivo”.

Na oportunidade, grandes especialistas estiveram presentes para debater sobre o tema central, divididos em dois blocos. O primeiro painel sobre “Reestruturação de um Sistema de Governança”, contou com Florence Monteiro, Gerente de Auditoria, Riscos e Compliance da Beneficiência Portuguesa e Sidney Ito, Sócio Líder Risk Consulting da KPMG.

Florence fez a apresentação de um panorama sobre o histórico da BP e a sua estrutura de governança, que é baseada em valores, como ética e transparência, exemplificando com a estrutura de gestão profissional da instituição, que foi iniciada em 2013. Para isso, foi elaborado um projeto composto por três fases, com ênfase na gestão da mudança, de adaptação à gestão anterior.

“Qual o futuro que essa entidade vai ter? Quais os riscos?” Dando sequência ao primeiro bloco,  Sidney Ito, falou sobre os tipos de estratégias de Governança e suas boas práticas, além dos estágios desse exercício, focados em risco. Ele reforçou sobre a importância de adotar estas questões como preocupação constante dentro das organizações, para se antecipar aos riscos, bem como preveni-los, recorrendo à estrutura de governança para administrar isso por meio de estratégias.

Já o segundo bloco, reuniu Rogério Désio Caiuby, Diretor de Estratégia e Projetos do Hospital Sírio Libanês; Marisa Madi, Diretora Executiva do INRAD; Paulo Fraccaro, Diretor Executivo da ABIMO para um debate sobre “O Papel do Executivo na Governança: Instituições Privadas, Públicas e Indústria”. Os debatedores apresentaram as interessantes visões do papel de um líder em uma instituição, além de suas capacidades técnicas e interpessoais. A discussão geral muitas perguntas, gerando uma interessante troca de informações e experiências.

O que você achou do conteúdo abordado no Conexão CBEXs? Conte para nós.