Um bom processo de terceirização otimiza qualidade, produtividade e provoca a redução de custos.

31
Ago
2017

Conheça os benefícios da terceirização dos serviços de saúde

Por: Marketing CBEXs

As pressões e as transformações por conta do aumento dos custos e da política monetária fazem com que as instituições de saúde optem pela terceirização de serviços, com o objetivo de reduzir custos. A terceirização pode ser de serviços de apoio, como lavanderia, segurança, limpeza, manutenção, alimentação ou também serviços hospitalares, como UTI, SADT, banco de sangue, pronto-socorro, entre outros.

Porém, a verdadeira essência da terceirização é a parceria entre as partes envolvidas, ultrapassando a simples formalização contratual e criando um vínculo de comprometimento e crescimento, onde o objetivo final se transforma em qualidade, produtividade, eficiência e redução de custos para ganho e satisfação de todos os envolvidos. Esta parceria é fundamental, pois traz benefícios para todos, entre contratante, terceiros e principalmente ao paciente, que receberá um serviço de melhor qualidade.

Por meio de um bom processo de terceirização, a empresa contratante otimiza a sua produtividade, qualidade, segurança, competitividade e o lucro, através da horizontalização de atividades, simplificando a estrutura organizacional. Dessa forma, essa organização passa a concentrar seus esforços na melhor estratégia para alavancar a assistência ao paciente e a seus familiares.

A questão chave da terceirização é a otimização da gestão de pessoas, para construir equipes de trabalho qualificadas, levando em consideração aspectos importantes para isso, como, o financeiro, marketing, informatização. Os gestores das instituições de saúde têm o papel fundamental de olhar com mais atenção para os terceiros, pois partindo do alto escalão, poderão conscientizar seus funcionários, já que todos os integrantes ou prestadores de serviços, são peças importantes para oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes.

Porém, como fazer com que todos esses profissionais atuem de uma forma independentemente em diferentes instituições? Francisco Balestrin, Presidente do Conselho de Administração do CBEXs, diz que é preciso bom senso do setor público e principalmente ações legislativas e governamentais, que ao regular adequadamente a terceirização, não deixem os profissionais à margem de proteções legais e ao mesmo tempo permitam dispor desses profissionais da forma como é mais conveniente.

“As instituições de saúde precisam de profissionais altamente competentes, que tenham uma formação sólida e sejam especializados naquilo o que fazem. Quando temos a possiblidade de ter profissionais que atuem em diferentes instituições, conseguimos fazer com que esses recursos sejam utilizados e aproveitados para atender pacientes em todas essas instituições”, conclui Balestrin.

Neste sentido, o CBEXs tem a missão de capacitar estes gestores da saúde por meio da inserção de boas práticas de gestão e governança corporativa na cultura das instituições. Aproveite para conhecer todo o programa para associados e Fellows.