22
Out
2019

CBEXs 2019: Treinamento do CBEXs prepara lideranças do futuro

Por: Marketing CBEXs

Alunos do curso são referenciados em congresso da área

Hi Talks by CBEXs Futuro

Aplicando uma metodologia andragógica que capacita executivos em cinco domínios de competências (liderança; gestão de comunicação & relacionamento; responsabilidade social & profissional; sistema de saúde e negócios), o CBEXs (Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde) apresentou a proposta do CBEXs Futuro, treinamento voltado a jovens lideranças, durante o CONEXs (Congresso Nacional de Executivos da Saúde) de 2019. Organizado pelo próprio CBEXs, o evento cujo tema foi “O novo executivo da saúde: lideranças para evitar o colapso” aconteceu em 15 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo.

Eduardo Santana – Coordenador e Idealizador do CBEXs Futuro

O Coordenador e Idealizador do CBEXs Futuro, Eduardo Santana contou que o programa foi criado a partir de uma demanda de mercado. “Nasceu da dor dos executivos em transição da média para a alta liderança, da dor da solidão, pois, conforme o nível de liderança sobe, vão diminuindo as pessoas para o compartilhamento de decisões”, disse ele, explicando que a solução encontrada por esse público foi dividir experiências com colegas de outras organizações.

“Fomos buscar um curso e não encontramos, mas encontramos uma instituição cuja missão é essa e que aceitou o desafio de abrir espaço para a formação de jovens lideranças de saúde no país”, disse. Santana contou que, a partir da premissa de que os grandes executivos de hoje eram os jovens do passado, foi lançada a ideia de colocar todos em uma mesma sala, os C-level e os jovens líderes até 40 anos, para que juntos pensassem o futuro do sistema de saúde.

Larissa Eloi – Diretora Executiva do CBEXs

De acordo com a diretora-executiva do CBEXs, Larissa Eloi, o programa consiste em 20 jornadas orientadas por diferentes lideranças em atuação. “Cada encontro teve uma estratégia montada, focada em capacitação, relacionamento e representatividade”, disse a executiva, explicando que o primeiro passo para participar do programa é associar-se ao Colégio. A primeira turma selecionou 39 alunos a partir de 150 candidatos inscritos para trilhar esse caminho.

Isadora Bittar Floriani – Dicente da turma CBEXs Futuro 2019

Entre os alunos estava Isadora Bittar Floriani, que descreveu a experiência como inovadora. Gerente geral do laboratório Bittar, do Rio de Janeiro, Isadora disse que nessa jornada começou a entender que a liderança está muito mais associada ao como do que ao porquê. “As aulas foram estruturadas em um modelo parecido com o storytelling, no qual o lado humano sempre se sobressaía”, disse. Segundo ela, uma relevante lição aprendida durante o curso foi a de que um bom líder precisa de autoconhecimento. “Você tem que entender como reage em situações de risco, incertezas e pessoas.”

Paulo Chapchap – Patrono da turma CBEXs Futuro 2019 e Diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês

Patrono da turma, o diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap, destacou a importância de as lideranças da saúde atuarem de maneira colaborativa e não competitiva em um país com tantas desigualdades sociais como o Brasil. Citando o triângulo dos direitos humanos universais – liberdade, igualdade e fraternidade –, o docente afirmou que os líderes precisam conciliar a liberdade, relacionada ao liberalismo da direita, à igualdade, que remete ao propósito da esquerda. “Temos que conciliar os dois fatores através da fraternidade. Ser líder é trabalhar com esses valores. O resto a gente aprende pelas convivências”, completou.