27
Mar
2020

A maior experiência de home office do mundo

Por: CBEXs

Uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde OMS é evitar aglomerações. Por isso, o home office foi adotado por muitas empresas, com o objetivo de preservar a saúde dos funcionários que naturalmente se expõem no deslocamento entre residência e trabalho. Até que a pandemia seja controlada, muitos deles passarão a exercer suas tarefas em casa.

Em pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados BTA com 359 empresas brasileiras, quase metade delas (43%) adotou o home office como resposta direta à evolução do novo coronavírus no país.

60% dos funcionários estão trabalhando de casa. 

45% das empresas se preocupam com a gestão remota dos funcionários. 

O chamado home office exige doses extras de disciplina e organização, além de foco para que a produtividade do profissional não seja menor do que no local do trabalho.

A comunicação clara e um bom alinhamento são fundamentais para minimizar possíveis problemas e desencontros que possam surgir como consequência da distância das equipes.

 

1 – Acorde cedo

Acorde cedo para conseguir organizar seu ambiente de trabalho com calma e realizar as tarefas do dia a dia, como tomar banho e café da manhã. Começar a rotina com essas atividades pode dar o ânimo necessário para ter um bom rendimento no trabalho ao longo do dia.

 

2 – Faça uma lista de tarefas

Organize uma agenda com os compromissos e as tarefas de trabalho que precisam ser realizadas, encaixando também os horários necessários para imprevistos e urgências.

 

3 – Defina os horários

Estabeleça, com sua equipe, os horários de almoço/intervalo e de início e fim do expediente para que as horas de trabalho não sejam ultrapassadas.

 

4 – Esteja disponível 

A interação se torna uma das principais chaves para o bom andamento das demandas, sendo ainda mais importante o alinhamento entre todos. Esteja em contato constante com a sua equipe para obter e fornecer informações, acompanhar tarefas e tirar dúvidas.

 

5 – Mantenha a concentração 

É essencial isolar-se em um ambiente e organizá-lo como o seu escritório, dedicando-se apenas para as suas tarefas. Assim, o período de trabalho será mais produtivo.

 

Fontes:

valor.globo.com

politica.estadao.com.br